Páginas Insanas

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

O LIVRO MULTICOLORIDO DE KARNAK



Karnak é uma banda brasileira, da cidade de São Paulo, SP, conhecida por fundir diversos estilos musicais, brasileiros e internacionais, com música pop e rock.

Banda Karnak volta com lado mais político após 18 anos sem inéditas -  15/12/2018 - Ilustrada - Folha


Em 1992, André Abujamra, vocalista e guitarrista principal, após terminar seu duo Os Mulheres Negras, que formava com seu amigo Maurício Pereira, partiu para uma viagem por várias localidades do mundo, munido de um gravador de som. Através dele, coletou muitos tipos de música diferentes, pensando em criar uma banda com essas influências, mas também misturando sons brasileiros tradicionais e modernos, como rock, pop e música eletrônica.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqdPF-9PPYM1ho-7MUhQUFomRiGb0nTF9R-sbWLXTm9o0QH5wceJJZj81eKAlNP0hT7rvSr2jpmhAiPXUenzNkqVxwXXKBU03ELJMfkGnVU2i_wh7o_yZtp9QrW_RxOJIuk2ztM923V7gm/s1600/andre_abu.jpg

Um dos destinos da viagem foi o vilarejo de Karnak, um complexo de templos antigos no Egito. Maravilhado com a beleza do local, ele deu esse nome para sua nova banda.

De volta ao Brasil, ele chamou vários músicos para formar sua banda, sendo que a maioria eram amigos próximos, chegando ao ponto dele manter dois bateristas na banda pois ele os considerava muito bons e era muito amigo dos dois, sendo impossível dispensar um deles. Com dez músicos, dois atores e um cachorro, o Karnak iniciou suas atividades.

Eles ensaiaram durante um ano inteiro antes de fazer sua primeira apresentação ao vivo. As apresentações ao vivo do Karnak têm um viés teatral, apresentando sempre esquetes e performances cômicas de improviso, além de figurinos diferenciados, frequentemente utilizando-se de chapéus chamativos, túnicas coloridas, etc. Na parte musical, se destaca a habilidade de seus instrumentistas também na improvisação.

O Livro Multicolorido de Karnak

Em 2006 foi lançado o pseudo-documentário O Livro Multicolorido de Karnak, que discorre sobre uma turnê fictícia do Karnak na China - filme que, na verdade, documenta o show que teria sido o último da banda, em 2002. O filme estreou na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e encontrava-se disponível para download para todos que acessam a comunidade da banda no orkut.