A princípio, como todo bom MMORPG, “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game” ou seja: trocentas coisas acontecendo ao mesmo tempo na tela enquanto você morre e é xingado até a terceira geração, pode parecer complicado.
Na realidade ele se conceitua mais como um jogo RTS (Real Time Strategy).
Na realidade ele se conceitua mais como um jogo RTS (Real Time Strategy).
Os modos avançados e as minúcias são mesmo, como runas, formação de estratégias e equipes, melhores campeões golpes, combos e magias, formação de builds etc...
Porém, você só vai aprender - como quase tudo na vida - fazendo, errando e aprendendo.
Ver vídeos e tutoriais é uma ótima dica de como se aventurar no mundo de LOL.
Mas convenhamos, é muito difícil ver um vídeo bom e abrangente o bastante para fazer você se entusiasmar.
Mas convenhamos, é muito difícil ver um vídeo bom e abrangente o bastante para fazer você se entusiasmar.
E acho que nem é por falta de vontade de quem faz é que é difícil mesmo.
Deixo aqui três vídeos que achei bem interessantes.
TIPO DE CAMPEÕES
Não existe regra que diga que classes específicas pertençam a lanes específicas. A Riot nunca criou restrições desse tipo.
Lanes (Caminhos) do jogo
Um campeão pode ter duas ou apenas uma classificação. No caso de ter duas classificações, o campeão possui uma classificação primária e uma secundária. O primário é o atributo que reflete a função para a qual a Riot designou o tal campeão e ela espera que os invocadores quase sempre usem o tal campeão daquela maneira.
O atributo secundário pode significar duas coisas; a primeira é uma função que a Riot não designou para tal campeão, mas que ela reconhece que o campeão pode desempenhar de forma bem viável. O secundário também pode refletir uma função complementária à sua função primária, ou seja, o campeão pode desempenhar aquelas duas funções ao mesmo tempo.
Assassino
São campeões criados com a função de matar seu oponente de forma rápida e letal. Estes campeões são extremamente fortes, mas também tendem a ser frágeis. Geralmente eles são AD casters, mas também existem assassinos que são magos com um burst muito forte.
Exemplos:
- Assassinos são bons contra quase todos os outros atributos, embora sejam melhores contra suportes, magos e atiradores. Assassinos tendem a serem bons contra tanques no início do jogo, e ruins no fim do jogo. No entanto, assassinos são ruins contra lutadores, independente da fase do jogo.
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Lutador
Também conhecidos como bruisers ou off-tanks, são campeões que não são tão fortes quanto um assassino, nem tão duráveis quanto um tanque. São um meio termo entre os dois. Lutadores combinam defesas altas com um dano considerável, o que os permite serem bons contra todos os outros atributos. Assim como tanques, o principal foco dos lutadores é fazer itens defensivos. Mas a diferença de um tanque verdadeiro para um lutador, é que este precisa fazer ao menos um ou dois (ou até três) itens ofensivos para que ele possa trocar dano com oponente, e causar dano considerável em teamfights.
Exemplos:
- Devido às suas características, um lutador sempre é um excelente substituto para um tanque ou assassino especializado, em composições de equipes. Lutadores geralmente, mas não necessariamente, causam dano físico com suas habilidades. Por isso a maioria deles devem construir itens que causam dano AD.
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Tanque
São campeões que possuem defesas altíssimas, mas com o lado ruim de causarem pouco dano. Por esta razão eles servem mais como esponjas, que tentam levar os golpes do inimigo enquanto atrapalham o oponente com suas habilidades, que geralmente são compostas por CC. Por terem pouco dano, tanques têm tendência a terem poucas kills numa batalha, mas muitas assistências.
Exemplos:
- Tanques são incrivelmente duráveis no fim do jogo. Mas no início do jogo, eles são frágeis, e diferente de outros campeões, não possuem dano. Isto os torna vulneráveis aos magos e assassinos inimigos, que podem matar o tanque antes que ele consiga ter ouro suficiente para comprar seus itens de defesa. Entretanto, com o passar do tempo, os tanques começam a ficar cada mais difíceis de matar, e passam a poder derrotar os assassinos e magos numa batalha 1x1.
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Mago
São campeões especializados em causar dano mágico. Eles dependem de seus feitiços, não de seus auto-ataques, para causar dano. Geralmente possuem CC, mas todos eles possuem algum tipo de dano sobre tempo ou burst. Os magos são bons pois possuem um tipo de dano diferente dos lutadores e ADCs, e podem forçar o tanque inimigo a criar resistência mágica apenas para não morrerem para os magos, fazendo assim com que eles levem mais dano do lutador ou ADC inimigo. Magos geralmente são frágeis, com exceção dos que possuem lutador ou tanque como segundo atributo.
Exemplos:
- Magos são bons contra tanques, mas só no início do jogo. No fim do jogo, a maioria dos magos não vai conseguir matar um tanque pois seus feitiços não causarão dano suficiente pra isso. Magos também são bons contra ADCs, suportes e assassinos, em todas as fases do jogo. Eles possuem habilidades que os permitem facilmente matar alvos frágeis
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Atirador
Também conhecido como ADC (embora não necessariamente um ADC precise ser um atirador), estes são campeões que sempre causam dano á distância, com seus auto-ataques. Eles usam muito mais seus auto-ataques que seus feitiços. Por causa disso eles são extremamente efetivos no fim do jogo, em carregar a equipe deles à vitória. Devido ao fato de dependerem apenas de seus auto-ataques, e de atacarem à distância, se tiverem uma boa posição, eles serão os que causarão a maior parte do dano em uma teamfight. Na maioria dos casos, são os atiradores os responsáveis por levar a equipe à vitória, embora campeões de outras categorias (exceto suporte) também sejam capazes disso.
Exemplos:
- No 1x1, ADCs só são capazes de derrotar tanques e suportes. Mas se forem protegidos por um aliado, eles podem facilmente matar qualquer tipo de campeão.
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Suporte
São campeões que geralmente possuem pouco dano, e nem sempre possuem boas defesas. Mas possuem habilidades focadas em ajudar um campeão aliado ou atrapalhar um campeão inimigo, sem matá-lo diretamente, mas permitindo que seu aliado o faça. Suportes são designados para ficar ao lado de um campeão aliado (quase sempre com o ADC) e fazer a laning phase ficar fácil pra ele. Suportes nunca devem farmar e pegar kills (a menos que o inimigo corra o risco de fugir ileso se nenhum outro aliado matar) - eles sempre devem deixar farm e kills para seus aliados.
Exemplos:
- Suportes geralmente só são capazes de derrotar outros suportes no 1x1. Mas suas habilidades permitem que qualquer outro atributo, exceto tanques, seja capaz de matar qualquer campeão.
- Alguns suportes podem ser usados como magos em outras lanes, e alguns magos possuem habilidades que os permitem serem usados como suportes. Geralmente suportes fazem builds AP ou tanque.
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ALGUMAS FORMAS E ESTRATÉGIAS
DE MONTAR E JOGAR COM SUA EQUIPE:
O atirador vai no bot porque o dragão (objetivo importante) fica ali perto, e é necessário alto dano pra matá-lo rapidamente. O suporte vai no bot pra defender o atirador porque é uma lane fácil de dar gank (e o atirador é frágil) e também pra botar wards no dragão.
POSICIONAMENTO MONSTROS LOL
(CONFORME SAEM NOVAS ATUALIZAÇÕES, AS SKINS E MONSTROS PODEM SER ALTERADOS, MAS AS FUNÇÕES E POSICIONAMENTOS ATÉ AGORA NÃO SE ALTERARAM)
Lutadores ou tanks vão no top porque é uma lane fácil de gankar e eles precisam ser capazes de sobreviver aos ganks, pois o suporte está no bot.
Magos e assassinos vão no mid porque é uma lane difícil de gankar, então eles (que são fracos de resistência) podem lutar razoavelmente seguros.
O jungler existe pra aproveitar a experiência e gold que existe na jungle e pra deixar uma lane solo, recebendo toda a experiência dos minions (ela é dividida se há dois jogadores perto dos minions que morrem).
COMPOSIÇÃO DO TIME (APENAS UMA RECOMENDAÇÃO):Pelo menos um tank, bruiser (off-tank) ou lutador para proteger o carry e dar engage (iniciar) nas TF's no late game.
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COMPRANDO E FAZENDO ITENS (BUILD)
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E VEJA A DESCRIÇÃO DOS ITENS EM LOL!
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GUIA HONESTÍSSIMO!
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MAIS UM GUIA BOM PARA INICIANTES!
Existem mais uns 200 pormenores, que se fosse explicar, só confundiria mais a cabeça de quem nunca jogou LOL.
Não tem como, você só vai aprender - como quase tudo na vida - na parte prática.
Depois que você pega a manha, principalmente com campeões que você mais se identifica, o jogo se torna muito mais atrativo.
E também, porque nem sei jogar tão bem assim.
Sinceramente, esse jogo pode ser bem desestimulante.
Falo isso não pela sua qualidade técnica ou divertimento, mas sim pelos gamers.
Meus deus, ás vezes é muito complicado...
Mas se você é uma pessoa bem resolvida fora da "vida digital", sabe que palavras vindas de idiotas não podem, nem devem interferir em sua felicidade.
No mais, creio que vale à pena fazer a experiências de baixar o jogo e batalhar!
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Excelente documentário que relata um pouco
da vida de diferentes jogadores ao redor do mundo
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Quem não conhece ou vive o mundo dos games, pode achar que isso é simplesmente um joguinho.
- "Larga desse joguinho!"
Como diriam nossas pais.
Mas quem tá ligado nos paranauês tecnológicos, sabe que os games já passaram orçamentos e rendimentos até mesmo de filmes blockbusters.
Fiquei muito impressionado com a qualidade, eficácia e tamanho do evento da CBLol de 2015.
Confira!
Esses jogadores são patrocinados, ganham, treinam e dão duro para conseguirem chegar nesse patamar.
Agora uma ressalva, não estou endeusando ninguém, achando que LOL é a coisa mais phodástica do universo.
Mas tem o seu valor, aliás, um puta valor.
Além do mais é um jogo honesto e de graça!
Não como esses joguinhos fremiuns desgraçados que só enganam a gente, da pra se divertir bastante só com o básico de Legue Of Legends.
LOL SENDO
VÍDEOS LOL INSANOS