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quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O BARBEIRO DE SEVILHA!

O barbeiro de Sevilha, ou a precaução inútil (Il barbiere di Siviglia, ossia L'inutile precauzione) é uma ópera-bufa em dois atos do compositor italiano Gioachino Rossini, com um libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia Le Barbier de Séville, do dramaturgo francês Pierre Beaumarchais.



A estréia da ópera, com o título de Almaviva, ou a inútil precaução, ocorreu no Teatro Argentina, em Roma, em 20 de fevereiro de 1816. Suaabertura foi composta originalmente para outra obra do compositor, Aureliano in Palmira, e usada posteriormente em Elisabetta, regina d'Inghilterra.
História

Uma ópera, Il barbiere di Siviglia, baseada na mesma peça, já havia sido composta por Giovanni Paisiello, e outra ainda foi composta em 1796, por Nicolas Isouard. Embora a obra de Paisiello tenha feito sucesso por algum tempo, a versão de Rossini é a única a perdurar no repertório operático.



A ópera de Rossini segue a primeira das peças da "trilogia de Figaro" do dramaturgo francês Pierre Augustin Caron de Beaumarchais, enquanto Mozart, em sua ópera Le nozze di Figaro (As bodas de Fígaro), composta 30 anos mais cedo, em 1786, baseou-se na segunda parte da trilogia. A versão original de Beaumarchais foi encenada pela primeira vez em Paris no ano de 1775, naComédie Française, no Palácio das Tulherias.


http://www.cantarelopera.com/opere/foto/538ed5cf0b2cc.jpg

Rossini era célebre por seu ritmo rápido de composição, e toda a música do Barbiere di Siviglia foi completada em menos de três semanas.
A estreia da obra deu-se em 20 de fevereiro de 1816, e foi um fracasso retumbante: a plateia vaiou e gracejou durante todo o espetáculo, e diversos incidentes prejudiciais ocorreram no palco.
Partidários de rivais de Rossini, infiltrados na plateia, incitaram muitas destas manifestações.
A segunda performance teve um destino muito diferente, e fez com que a obra se tornasse um grande sucesso.
A peça original teve um destino semelhante; odiada a princípio, tornou-se um sucesso depois de uma semana em cartaz.


http://www.scuoladiscenografia.it/x/wp-content/uploads/2013/10/Barbiere.jpg


SEM DÚVIDA UMA ÓPERA BELÍSSIMA!



 MAS ESSA CONTINUA SENDO A MELHOR VERSÃO,
MINHA SINGELA OPINIÃO:


Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,
Figaro,
Figaro,Figaro,
Figaro,
Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,Figaro,Figaro...
FIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIGARO!!!