O passageiro e o definitivo
Todos os caminhos do mundo levam ao coração do guerreiro; ele mergulha sem hesitar no rio de paixões que sempre corre por sua vida.
O guerreiro sabe que é livre para escolher o que desejar; suas decisoes são tomadas com coragem, desprendimento, e - as vezes - com uma certa dose de loucura.
Aceita suas paixões, e as desfruta intensamente.
Sabe que não é preciso renunciar ao entusiasmo das conquistas; elas fazem parte da vida, e alegra a todos que delas participam.
Sabe que não é preciso renunciar ao entusiasmo das conquistas; elas fazem parte da vida, e alegra a todos que delas participam.
Mas jamais perde de vista as coisas duradouras, e os laços criados com solidez através do tempo.Um guerreiro sabe distinguir o que é passageiro, e o que é definitivo.
Um tipo de estratégia
Comenta um sábio chinês sobre as estratégias do guerreiro da luz:
"Faça seu inimigo acreditar que não conseguirá grandes recompensas se decidir ataca-lo; desta maneira, você diminuirá seu entusiasmo".
" Não tenha vergonha de retirar-se provisoriamente do combate, se perceber que o inimigo está mais forte; o importante não é a batalha isolada, mas o final da guerra".
" Se você estiver bastante forte, tampouco tenha vergonha de fingir-se de fraco; isto faz seu inimigo perder a prudência, e atacar antes da hora."
"Numa guerra, a capacidade de surpreender o adversário é a chave da vitória".