A mudança do Instagram com a nova atualização remove número de curtidas para evitar bullying e pressão social
No finalzinho de abril, o Instagram anunciou que iria deixar de mostrar o número de curtidas das imagens postadas na rede social. Por enquanto, tudo não passa de um teste que ainda está restrito ao Canadá, mas a notícia deixou muito influenciador abalado, porque apesar do dono da publicação saber quantas pessoas curtiram sua foto, o restante do mundo não poderá apreciar sua popularidade.
ATUALIZAÇÃO (17 de julho): O Instagram anunciou que começou a ocultar os likes da rede social no Brasil. A mudança é experimental (e não definitiva) e ficará disponível apenas para algumas contas. A intenção do app é "diminuir o clima de competição entre os seguidores", como afirma a nota oficial.
Qual o objetivo real por trás dessa mudança?
De acordo com o The Verge, um porta-voz não identificado pelo site afirmou que o objetivo principal é “tirar a pressão” de cima do usuário. O Instagram entende que a sua rede social deve ser um local para as pessoas se expressarem, e não um concurso de popularidade. Além disso, querem deixar o ambiente menos tóxico e competitivo.
Agora, a internet está dividida entre os famosos biscoiteiros* que não gostaram da possibilidade de ter sua quantidade de likes escondidos e aqueles que adoraram a ideia de postar suas fotos conceituais sem o risco do temido flop*.
Continuarei tendo acesso ao meu número de likes?
Sim, cada usuário saberá exatamente quantas curtidas uma foto ou vídeo recebeu, porém, isso não estará aberto para o público. Perguntado pelo site TechCrunch sobre como os influenciadores vão lidar com esta novidade, um porta-voz do Facebook afirmou que eles estudam uma maneira de fazer o usuário demonstrar o seu valor digital para possíveis marcas que queiram patrocinar o seu conteúdo.
VEJA AS MATÉRIAS COMPLETAS LOGO ABAIXO!
e