As tardes dos jovens e adolescentes dos anos 90 vinham com bastante fartura.
Sessão da Tarde na globo, TV em casa no SBT.
Mas essa última também tinha algo mais relevante em sua programação.
Programa LIVRE!
O programa teve sua estreia em 19 de agosto de 1991, isso mesmo a 25 anos num passado longínquo!
Seu formato despojado, arrojado e que dava voz ao jovem fez muito sucesso entre a garotada.
O Programa
Tinha uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes. Além disso, no palco eram realizadas entrevistas com os políticos, especialistas em questões ligadas aos jovens, personalidades internacionais e ainda contava com shows, quadros humorísticos e gincanas.
O programa foi comandado durante vários anos por Serginho Groisman.
À partir de 13 de setembro de 1999, com a saída de Serginho para a Rede Globo o programa, que estava sendo apresentado à tarde, de segunda a sexta, passou a ser comando cada dia por um apresentador: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita.
Entre os entrevistados, várias celebridades nacionais e internacionais, foram ao programa para responder as perguntas do Serginho, bem como as participações, ás vezes insanas e patéticas da plateia. Mas era isso que dava "charme" ao programa.
NOMES DAS IMAGENS NA SEQUÊNCIA:
Lula;
Adriane Galisteu;
Vinny; e
Carlos Villagrán Kiko.
Ah, esse era o Danilo Gentili, contando uma piada, sem graça obviamente...
Em uma dessas lendárias participações, a Legião Urbana se apresentou e como sempre, emocionou e alegrou a nossa tarde.
Parte da apresentação, onde Renato Russo explica um pouco sobre a canção Pais e Filhos:
"Escuta, vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? Porque todo mundo pede música do Legião e fica um 'auê'. Essa música é muito, muito séria, tipo, me desgasta pra **** quando a gente toca e as pessoas não percebem. (...) É sobre uma menina que tem problemas com os pais, ela se jogou da janela do quinto andar e não existe amanhã. De repente, acho bacana, a gente vai tocar, é uma música bonita, mas existe um clima em torno de algumas músicas da gente que me assusta. (...) Isso é uma música seríssima, que nem 'Índios'. (...) Eu não aguentaria ouvir duas vezes seguidas. (...) Eu gostaria, então, que vocês prestassem atenção na letra e vissem que (...) é uma coisa forte, tá? (...) Às vezes essas músicas refletem um momento da minha vida que eu não gosto de lembrar mais. Eu prefiro tocar uma outra coisa e tudo. (...) Já que aqui o artista tem o espaço livre para falar, eu gostaria de lembrar a todos vocês que estão aqui numa boa que de repente é importante o público respeitar o artista também nesse sentido. Vocês já pararam para perceber que talvez o Kurt Cobain ou aquelas outras pessoas que foram embora cedo demais, às vezes, é por causa de pressão? De ter que, de repente, suprir uma necessidade? (...)"
E aqui a apresentação na íntegra:
Fora Legião, o programa teve atrações musicais de relevo, como :
Engenheiros do Hawaii, Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr, Raimundos, Ultraje a Rigor, Sepultura, Ira!, Capital Inicial, Paulo Ricardo & RPM, Rita Lee, Skank, Titãs, Barão Vermelho, Oficina G3, Jota Quest, Falamansa, Jon Bon Jovi, Smashing Pumpkins, Kreator, Sarah Brightman, Laura Pausini, Alanis Morissette, Scorpions, Eminem, Kiss, Thalía, Shakira, Roxette, Mara Maravilha, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Jorge Ben Jor, Falcão, Lulu Santos, Sidney Magal, Fábio Júnior e muitos outros.
No intervalo, aparecia uma vinheta de uma cerca acinzentada e pichada, com prédios ao fundo e um garoto com uma camisa punk pichando uma mensagem. Sobre o garoto e a cerca, aparecia um outdoor com o nome do programa escrito em vermelho e duas tarjas pretas onde se escrevia o nome do apresentador.
MOMENTOS VERGONHA ALHEIA:
O programa apresentado por Serginho Groisman tinha como dois pilares principais a música e a juventude, e dava espaço para bandas que estavam começando e que depois se tornariam das mais importantes no rock nacional, muito em função do próprio Programa Livre.
Apostando em um ambiente com show ao vivo, participação da plateia e um modelo dinâmico, Serginho popularizou o “fala garoto!” na televisão e, não à toa, está nas telinhas até hoje como um dos grandes nomes da TV brasileira.
Silvio estuda ressuscitar "Programa Livre" com Tiago Abravanel