mova instagram

mova instagram
QUER MUDAR SUA VIDA? CLIQUE E SIGA!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O que Charlie Chaplin tem a nos ensinar para o Ano Novo

Marcel Verrumo 31 de dezembro de 2012

O último post de 2013 do História sem Fim, blog que busca desvendar curiosidades históricas, não vai tratar de personagens polêmicos, fatos desconhecidos, conteúdos de História incoerentes ensinados na escola. Às vésperas de começar um novo ano e de se comemorar o Dia Mundial da Paz, o HSF relembra um dos discursos pacifistas de filmes históricos mais inspiradores de todos os tempos: o último discurso de Charlie Chaplin em O grande ditador(1940).

Na obra, Chaplin, com toda a inteligência e elegância artística que lhe são características, critica os regimes autoritários que se espalhavam pelo mundo, em especial Hitler e Mussolini, e colocavam em xeque a democracia. Um filme que, embora tão clássico, soa tão natural em uma sociedade em que liberdades individuais ainda são tão cerceadas por diversas formas de violência. Em pleno século 21, o grande ditador protagonizado pelo artista em 1940 ainda parece tão presente.

Por isso, hoje o História Sem Fim relembra a histórica mensagem de Chaplin em O Grande Ditador. Que ela inspire um 2013 mais humano. Feliz Ano Novo!