A civilização Maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do México). Os Maias habitaram essas regiões entre os séculos IV a.C. e IX a.C. Eles nunca chegaram a formar um império unificado, fato que pode ter favorecido a uma suposta invasão e domínio de povos vizinhos.
Existem várias curiosidades sobre os Maias e também alguns mistérios sobre a civilização que ninguém nunca conseguiu desvendar. Por exemplo, ninguém conseguiu explicar como os Maias foram extintos, e provavelmente nós nunca saberemos. Pensando nisso, fizemos essa matéria com os 6 mistérios que os Maias deixaram sem solução após desaparecerem, confiram:
1 – Extinção
2 – Fim do mundo
3 – As representações nas antigas muralhas
4 – Construção das cidades
5 – Matemática e astronomia
6 – Medicina
CLIQUE AQUI E VEJA
MAIS SOBRE OS MISTÉRIOS CITADOS ACIMA!
E aqui mais um espetáculo astronômico
deste estupendo povo:
O Equinócio do Templo de Kukulcán
Todo ano ocorre duas vezes o fenômeno conhecido como Equinócio. A palavra vêm do Latim Aequinocticum que significa “noite igual”. A duração do dia e da noite variam durante todo o ano marcado pelos momentos do nascer e do pôr do sol, de forma que em um período do ano os dias são mais longos e no outro período a noite possui maior duração, alterando gradualmente até chegar em um ponto onde os dois possuem a mesma duração, ou seja, o equinócio.
O Templo de Kukulcán, principal estrutura de Chichén Itzá demonstra os profundos conhecimentos de matemáticas, geometria, acústica e astronomia que os maias possuíam. Ao ser uma sociedade inicialmente agrícola, os maias observaram detalhadamente o comportamento das estações, as variações das trajetórias do Sol e as estrelas, e combinando os seus conhecimentos, tê-los-iam registrado na construção do templo dedicado ao seu deus Kukulcán.
A pirâmide maia de Kukulcán possui suas faces alinhadas com os pontos
cardeais. Durante os equinócios de primavera e outono, grandes
esculturas de serpentes emplumadas que guarnecem a escadaria Norte,
criam sombras que parecem mover-se dando a sensação de estarem vivas.
Fontes deste post
e