A HQ Sandman, escrita pelo renomado escritor inglês Neil Gaiman.
Os artistas desta revista incluem a Sam Kieth, Mike Dringenberg, Jill Thompson, Shawn McManus, Marc Hempel e Michael Zulli, letras por Todd Klein e tampa por Dave McKeane.
Sandman foi publicado por Vertigo, uma impressão de DC comics que se especializou em publicações mais adultas e densas que não cabiam em publicações dos heróis já consagrados e conhecidos da DC.
Ela mistura drama histórico e ficção soturna com fantasia e lendas modernas, e acompanha Morpheus na série que consolidou o gênero dos quadrinhos adultos nos anos 1990. A série regular foi publicada entre 1989 e 1996.
Suas histórias descrevem a vida de Sonho, o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com o universo, os homens e outras criaturas.
Os Perpétuos ou Sem Fim, são um grupo de seres que personificam vários aspectos do universo na série de história em quadrinhos Sandman, de Neil Gaiman.
Eles existem desde a aurora dos tempos e acredita-se que estão entre as criaturas mais poderosas (ou pelo menos influentes) do universo Sandman, inferiores talvez apenas a alguns Anjos (Lúcifer em particular) e ao Criador e desempenham papéis centrais ao longo da história da qual Sonho é o protagonista.
Os Perpétuos (the Endless) são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos. Os 7 perpétuos não são deuses, mas sim entidades além de serem responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.
Os Perpétuos são uma família pouco convencional de sete irmãos, são eles:
DESTINO
MORTE
SONHO
DESTRUIÇÃO
DESEJO
DELÍRIO
Uma curiosidade que só funciona no idioma inglês, é que os nomes de todos os perpétuos começam com a letra D: Destiny, Death, Desire, Despair, Delirium, e Destruction.
Clique aqui e veja em tamanho original a imagem acima postada!
Clique aqui e veja em tamanho original a imagem acima postada!
É muito difícil categorizar ou entender o que os perpétuos realmente são, uma vez que suas existências são irregulares, uma vez que eles não são seres vivos, nem mesmo divindades eles são apenas aspectos da existência não podendo por exemplo serem mortos no sentido literal da palavra, pelo menos não enquanto suas funções forem necessárias, como mostrado em Os Livros de Magia, onde os últimos seres do universo são Destino e Morte, e está leva o mais velho dos perpétuos dizendo que irá, em seguida fechar o universo e não deve haver mais ninguém no local.
A história se inicia quando a representação antropomórfica do sonho, inicialmente é preso por um grupo de magos humanos que almejava prender sua irmã mais velha Morte para que se tornassem imortais, mas falham e capturam sonho.
Sonho (que também é conhecido como Morpheus, Sandman, Oneiros, (Lorde) Moldador, Kai’Ckul, senhor do sonho e vários outros em línguas já esquecidas) é o governante do Sonhar.
Arcos e Edições Encadernadas:
Sandman: Prelúdios e Noturnos (2003): compila as edições #1-8 de Sandman, publicadas originalmente entre 1988-1989. Sonho relata sua captura por um mago chamado Roderick Burgess, em 1916. Ele permaneceu aprisionado numa redoma de vidro durante cerca de setenta anos antes de conseguir se libertar. Após escapar, ele deve recuperar seus objetos de poder: a algibeira de areia dos sonhos, seu elmo e o rubi dos sonhos. Ainda em um estado enfraquecido, confronta uma viciada em sonho em pó, as legiões do Inferno, e um louco Doutor Destino no processo. Nesse arco há aparições de diversos personagens da DC Comics, incluindo John Constantine, Senhor Milagre, o Caçador de Marte, Etrigan o Demônio, e o Wesley Dodds, o Sandman da Era de Ouro. O arco ainda apresenta a introdução de Lúcifer.
Sandman: Casa de Bonecas: reúne as edições #9-16 de Sandman, publicadas originalmente entre 1989-1990. Revela-se mais sobre as relações entre os Perpétuos e os seres humanos. A primeira revista do arco intercala acontecimentos simultâneos na Terra e no Sonhar. Na Terra é mostrado o encontro entre Rose Walker e Unity Kinkaid, que lhe revela ser sua avó. A mãe de Rose nasceu quando Unity estava em coma (ela foi vítima de um dos muitos distúrbios do sono motivados pela prisão de Sonho). No Sonhar, Morfeus persegue sonhos desonestos que escaparam do Sonhar durante sua ausência.No processo, ele deve destruir as ilusões de uma vida familiar, desmantelar uma convenção de serial killers, e lidar com um "vórtice dos sonho", um ser humano que nasce a cada era e que ameaça a existência de todo o Sonhar.
Sandman: Terra dos Sonhos: reúne as edições 17-20 de Sandman, publicadas originalmente em 1990. Esse volume contém quatro histórias independentes. A musa aprisionada Callíope, é obrigada a fornecer insipiração para um autor de livros fracassado, uma gata procura mudar o mundo através dos sonhos, William Shakespeare apresenta uma peça para um público sobrenatural, e uma metamorfa imortal anseia por morte.
Sandman: Estação das Brumas: reúne as edições #21-28 de Sandman, publicadas originalmente entre 1990-1991. Após um conclave dos Perpétuos, Sonho viaja ao inferno para libertar uma ex-amante, a princesa Nada, a quem ele condenou ao tormento milhares de anos atrás. Lá, Sonho descobre que Lúcifer abandonou seu domínio. Lúcifer dá a chave do inferno (e, portanto, a propriedade do Inferno) para Sonho, e o próprio Morfeus se vê preso em uma rede emaranhada de ameaças, promessas e mentiras, feitas por deuses e demônios de vários panteões que buscam ganhar a propriedade do Inferno.
Sandman: Um Jogo de Você: reúne as edições #32-37 de Sandman, publicadas originalmente entre 1991-1992. Barbie, uma nova-iorquina divorciada (introduzida em Casa de Bonecas), viaja para o reino mágico que ela costumava habitar em seus sonhos, apenas para descobrir que ele está sendo ameaçada pelas forças do Cuco. Esta série apresenta Thessaly, a última das bruxas da Tessália, que irá desempenhar um papel fundamental no destino final de Morfeus.
Sandman: Fábulas e Reflexões: reúne as edições #29-31, #38-40 e #50 de Sandman, a edição “Sandman Especial: A Canção de Orfeu” e o conto Vertigo Preview #1: Medo de Cair, publicados entre 1991–1993. Esse volume é uma coleção de contos ambientados ao longo da história de Morfeu, a maioria deles originalmente publicado imediatamente antes ou depois do arco "Um Jogo de Você". Quatro edições que contam histórias sobre reis e governadores, foram originalmente publicados sob o título de Espelhos Distantes, enquanto outras três, detalhando reuniões de vários personagens, foram publicados sob o título "Convergências". Fábulas e Reflexões inclui a edição Sandman Especial, publicado originalmente como uma edição independente, que assimila o mito de Orfeu para o mito de Sandman, além de uma história muito curta de Sandman, publicada na revista promocional Vertigo Preview.
Sandman: Vidas Breves: reúne as edições #41-49 de Sandman, publicadas originalmente entre 1992-1993. A errática irmã mais nova de Sonho, Delirium o convence a ajudá-la na busca de seu irmão desaparecido, o Perpétuo Destruição, que deixou o seu lugar na a "família" 300 anos atrás. Sua busca é marcada pela morte de todos ao seu redor, e, eventualmente, Morfeu tem de se voltar para seu filho Orfeu para descobrir o paradeiro de Destruição e, em troca, dar ao filho o seu maior desejo: a morte.
Sandman: Fim dos Mundos: reúne as edições #51-56 de Sandman, publicadas originalmente em 1993. Uma "tempestade de realidade" arrasta viajantes de todo o cosmos para a "'Pousada Fim dos Mundos". Para passar o tempo, eles trocam histórias entre si. Cinco das seis histórias tem a participação de Sonho ou algum dos outros Perpétuos; uma delas tem a participação de Hob Gadling, amigo de Sonho. Para passar o tempo, eles trocam histórias entre si. Um destaque é a edição #54, chamada “O Menino de Ouro”, onde Neil Gaiman reinventa o antigo personagem da DC Comics, Prez Rickard, o primeiro adolescente a se tornar presidente dos EUA.
Sandman: Entes Queridos: reúne as edições #57-69 de Sandman, e a o conto extra Vertigo Jam # 1: O Castelo, publicados originalmente entre 1993-1995. Impossíveis de serem detidas em sua missão de vingança, elas não parariam antes que o crime que desejavam punir fosse vingado e limpo com sangue. As pessoas assustadas as chamavam de Bondosas ou Fúrias. Agora, Sonho dos Perpétuos, seus amigos e sua família se encontram presos em uma sombria conspiração. E alguém irá morrer.
Sandman: O Despertar: reúne as edições #70-75 de Sandman, publicadas originalmente entre 1995-1996. Deuses antigos, velhos amigos e inimigos se reúnem para prestar um tributo à Sonho, e para recordar, no velório mais estranho que já existiu. E, no final de sua vida, William Shakespeare cumpre a última parte de sua barganha com Morfeu.
Morte: reúne as minisséries 'Morte: O Alto Preço da Vida', 'Morte: O Grande Momento da Vida' e ' A Morte Fala da Vida ', uma HQ educativa sobre sexo seguro, publicados originalmente entre 1993-1996. Em 'O Alto Preço da Vida', acompanhamos o dia, a cada 100 anos, em que Morte desce a terra como mortal para entender melhor seu trabalho. Em 'O Grande Momento da Vida', vemos morte acompanhando Hazel e FoxGlove, personagens que apareceram originalmente no arco “Um Jogo de Você”, de Sandman.
Ainda estou lendo e realmente fascinado por esta excelente revista.
Porém, a arte dentro dentro dela, até por conta da quantidade de desenhistas que fizeram parte das publicações e também pelo estilo da época, é meio estranha, até mesmo meio tosca.
Mas depois de algum tempo você acaba meio que se acostumando.
E a história se sustenta por si só. Uma coisa muito interessante é que os balões são únicos para cada personagem, ele tipo seguem a personalidade de quem fala, isso da um charme muito legal pra história.
Sem contar, como coloquei aí em cima, algumas capas, que realmente transcendem as histórias sendo muito bem desenhadas e idealizadas
Sem contar, como coloquei aí em cima, algumas capas, que realmente transcendem as histórias sendo muito bem desenhadas e idealizadas
Deixo aqui neste link, uma sinopse bem interessante sobre esta HQ.
O castelo no qual Sonho habita e todo o resto do Sonhar mudam de aspecto à sua vontade, mas certas áreas têm sua forma mantida como uma cortesia a seus habitantes. Sonho parece ser o único Perpétuo a povoar seu reino - muitos outros personagens vivem lá, incluindo Caim e Abel. Ele inclusive mantém empregados para executar tarefas que poderia realizar facilmente, incluindo a reorganização do castelo e a vigilância de sua entrada.
E por fim, mas não menos importante,
aqui está o que realmente me motivou em buscar a leitura desta mitologia fantástica:
Clique aqui, baixe ou ouça!