mova instagram

mova instagram
QUER MUDAR SUA VIDA? CLIQUE E SIGA!

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

AS 7 MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

As 7 maravilhas do mundo antigo são monumentos construídos pelo homem durante a antiguidade e considerados únicos pela sua beleza ou arquitetura.

http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/as-sete-maravilhas-mundo-antigo-50cf19ffa4062.jpg

Na verdade, essa é uma classificação não oficial que tomou fama com o tempo e acabou permanecendo. Mas não existe consenso nem mesmo sobre quem teria escrito esta lista das maravilhas do mundo antigo. Alguns afirmam que foi Heródoto:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXgFmewQX8yHb_cZvqYu2ygIb5hpJUhe3McCJcL8j_4Hjv4NT1FTacaHi5Lc9p5VT1lJab758swdn5A_qLaN8M85XyfytcfljK1Dspr8aTNHhiYORkMSgdBGemI8QaDx6tGIBL3mxqJKg4/s599/496px-Wien-Parlament-Herodot.jpg

Um famoso historiador que viveu entre 484 a 425 a.C., outros, que foi Calímaco de Cirene, que teria elaborado a primeira lista no século 3 a.C, ou ainda, mas menos creditado, Filo de Bizâncio, engenheiro que teria elaborado a lista em 130 a.C.

Também atribuí-se essa listada ao poeta grego Antípatro de Sídon, provavelmente entre os anos de 150 e 120 a.C., as “sete coisas dignas de serem vistas” – ou, no grego, “Ta hepta Thaemata” – foram todas construídas pelos homens em diferentes épocas da Antiguidade e entraram na lista do poeta pela beleza, grandiosidade e magnitude.

Estima-se que quando fez a lista, Antípatro visitou as sete construções, já que na época todas estavam na extensão do mundo conhecido pelos gregos.

Infelizmente só uma das Sete Maravilhas continua de pé até hoje, então a maioria das imagens que ilustram o texto são na verdade representações artísticas das construções, ou seja, podemos ter várias versões da mesma construção espalhadas pela internet e pelos livros de História.


AS PIRÂMIDES DE GIZÉ

A mais famosa das 7 maravilhas da antiguidade é, sem dúvidas, a Pirâmide de Gizé. Uma, das 80 pirâmides que existem no Egito, ela foi escolhida provavelmente por ser a maior de todas, ocupando uma área de 2,2 hectares. Tendo sido criada entre os anos de 2589 a 2566 a.C. ela é a única das sete maravilhas que ainda existe.

Çıkması yasak olan Gize Piramit-lerinin üzerinden gizlice çekilmiş bir fotoğraf

Ao contrário do que muitos pensam é apenas a Pirâmide de Quéops (e não todas as três grandes Pirâmides de Gizé) que faz parte da lista original das Sete Maravilhas do Mundo.
Resistindo ao tempo, às intempéries da natureza e aos turistas cupins da História, as três grandes pirâmides do Cairo seguem de pé mesmo após 4 mil anos de existência.


PIRÂMIDES DE GIZÉ (EGITO) Como deixar as Pirâmides do Egito de fora dessa lista? É um lugar único no mundo, localizado nos arredores de Cairo. O sítio arqueológico inclui as Grandes Pirâmides, a Esfinge, além de cemitérios, vila operária e um complexo industrial. A Pirâmide de Quéops é a única das sete maravilhas do mundo antigo que permaneceu de pé. http://www.sempreantenados.com/wp-content/gallery/piramides-de-gize/piramides-de-gize-6.jpg
É bom citar que, quando eleitas pelo poeta Antípatro como uma das Sete Maravilhas, elas já existiam há 2 mil anos!
Construídas para abrigar os restos mortais dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, fazem parte do complexo conhecido como Necrópole de Gizé

https://duasfridas.files.wordpress.com/2011/05/piramide-de-queops.jpg

Chefren & Cheope Pyramids of Giza, Egypt: 
===================================

Jardins Suspensos da Babilônia
 
Esses jardins, são mais uma das maravilhas do mundo antigo, mas talvez sequer tenham existido. Dizem as histórias que os Jardins ficavam à beira do rio Eufrates, na região da Mesopotâmia (atual Iraque), e na verdade não eram suspensos: eram construídos em cima de uma grande construção de cerca de cinco andares.

  

O que sabemos, através dos poucos relatos, é que os jardins eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços superpostos, onde os babilônios plantaram árvores e flores. Calcula-se que a construção chegava aos 100 metros de altura, e provavelmente era utilizado também para observação dos astros à noite, assim como os zigurates da época.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiITtcRGqnNtbBHI0CeukIvAeMSo01i17W_db-FSPj1Cwy2GTfLKVkIi5vyVVeT18b6P_97zMZcJd-fiHko-gOMIYBtnNt0Hci5FL3MugyVECn6i4h-VXCkDvYOyX7XwiAd_JGP1SOFk-Y/s1600/babylon+hanging+gardens.jpg

Seu esplendor se constituía no fato de que a região da Mesopotâmia é extremamente árida, portanto, construir ali um jardim com árvores verdejantes sob as quais se podia caminhar, segundo escreveram Filo de Bizâncio e Diodorus Siculus, escritor da era clássica, era realmente um feito maravilhoso. Alguns alegam que eles teriam sido construído por Nabucodonossor, mas ainda não foi encontrado nenhum registro deste soberano que governou a Babilônia por muitos anos e que sempre narrava seus feitos utilizando a escrita cuneiforme dos babilônicos.


===================================

Templo de Ártemis (Diana)

O Templo de Ártemis, em Éfeso (atual Turquia), foi construído em 550 a.C. pelo rei Creso, da Lídia. O templo era todo sustentado por maravilhosas colunas de mármore em estilo jônico com estruturas em alto relevo e capitéis com rosetas, mas o seu maior esplendor era a estátua da deusa Ártemis (equivalente à deusa grega Diana, deusa da caça e da fertilidade).

S6.1 ARTEMIS "DIANA OF VERSAILLES"  Museum Collection: Musée du Louvre, Paris, France   Original / Copy: Roman copy of Greek statue attributed to Leochares ca 325 BC. Restorations by Barthélemy Prieur (1602) and Lange (1808).  Style: Late Classical  Date: C1st - 2nd AD   Period: Imperial Roman

Toda construída em ouro, prata, ébano e outras pedras, a estátua atraía visitantes de todas as regiões que levavam réplicas da estátua como lembrança. Em 21 de 356 a.C., Heróstrato, um cidadão grego, incendiou o templo para se ficar conhecido através dos anos.

http://loucosporferias.com.br/wp-content/uploads/2015/03/templo-de-diana-5.jpg

Tinha exatas 127 colunas de mármore com 20 metros de altura, e internamente era decorado com diversas obras de arte, entre elas uma estátua da própria Ártemis feita em ébano, ouro e prata.


http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/templo-de-artemis.jpg

Este templo foi destruído e reconstruído duas vezes. Na última, um ataque dos godos à cidade no século III pôs abaixo definitivamente a construção, que tem apenas uma coluna preservada até hoje.

The Temple of Artemis at Ephesus, Turkey  --  It was the most beautiful structure on earth, with over 100 marble columns ... It was built in honour of the Greek goddess of hunting and wild nature, Artemis. - Seven Wonders of the Ancient World 

Anos depois Alexandre Magno ofereceu recursos para reconstruir o templo de Ártemis, desde que seu nome ficasse inscrito ali. A proposta foi recusada e anos depois o templo foi finalmente reconstruído ainda maior e mais belo. Entretanto, em 262 d.C. o templo foi novamente depedrado. Desta vez os invasores godos saquearam o templo que, no século 5 d.C. teve o restante de seu mármore retirado para reconstruir a cidade. Finalmente, após uma sucessão de terremotos, o que restara do templo ruiu e suas ruínas descobertas, em 1860, pelo arqueólogo John Turtle Cayster que levou uma de suas colunas ao museu Britânico.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3ErIYkVkZzu3E1k2i325wv4KGGogDRhX5d-iMSI_YnQ1NrbQ5_339AaAvn2JCpXculhl9zCkDsQX_b8M83vzK2sYvM7ssVpedGDK0gyxO5O3kh6tZjE9IS9WYlynm15zRQ6egEOv3oJ4/s400/Sete+Maravilhas+-+Templo+de+Artemis+em+Efesos.jpg The Temple of Diana (Artemis) at Ephesus

===================================

Farol de Alexandria

Ele foi construído por volta de 285 d.C. a mando do Faraó Ptolomeu, na ilha de Faros (ou Pharos) na costa do Egito. Não se sabem o certo quem o construiu, mas Sóstrates de Cnido, que alguns dizem ter sido arquiteto, teve papel importante na construção do farol. A obra toda feita em argamassa e mármore tinha três andares sobre os quais ficava uma estátua que não se sabe se era de Zeus ou Poseidon.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZVaE72w8TK-ld2Ed6qa7RyMO7S-IUJfaQ2qIjoF3SZZwsYgFfX-BVwGeYEvOJWEUb2ghn8nWdOH8l0rCs64s4_JReL66oZrVgvdv2u2DZSiN6j81apKj5eiPuI-pyOXPJxpQ119Nh01U/s1600/Alexandria_Egypt.jpg

O primeiro andar era um quadrilátero, o segundo um octógono e o último um cilindro, totalizando 137 metros de altura. Durante o dia o farol orientava os viajantes com o uso de um espelho que refletia a luz do sol e, de noite era usada uma fogueira. O farol também tinha instrumentos que assinalavam a passagem do Sol, a direção dos ventos e as horas. Após o século 13 e depois de resistir a 22 terremotos e tentativas frustradas de restaurá-lo, o farol ruiu indo parar no fundo do mar Mediterrâneo.

Pharos Lighthouse of Alexandria Underwater At the top of the lighthouse was a huge figure of Poseidon — a representation of the ancient Greeks, the god of the sea — a height of about 7 meters.

O farol resistiu em pé até o ano de 1375, quando foi destruído por um terremoto. Recentemente, em 1994, mergulhadores descobriram restos do farol – blocos de mármore e estátuas que adornavam o farol – nas proximidades da ilha, o que atesta a grandiosidade da construção.

http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/images/uchs-pharos-of-alexandria.jpg

===================================

Estátua de Zeus no Templo de Olímpia

Era a única das Maravilhas que ficava na Grécia, toda construída em ouro e marfim pelo artista grego Fídias que levou oito anos para terminar sua obra prima (de 450 a 458 a.C.) era monumental.


zeus greek tattoo design sleeve leg black and grey tattoos

O templo por si só já era magnífico e continha portas gigantescas de bronze que se abriam para revelar a maravilhosa estátua de 64 metros de altura e 72 colunas dóricas do deus dos deuses que segurava em uma de suas mãos a deusa grega da vitória, Nike, e na outra mão um cetro.

Zeus - king of the gods. God of the sky, lightning, thunder, law, order, and justice. He is the strongest god and of the "Big Three". His Roman version is Jupiter. His weapon of power is his master bolt.

Seu trono era adornado todo com relevos representando as histórias da mitologia grega. Infelizmente essa maravilha também foi destruída.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYr6K66XuiUT0KvQNc909bxgYe0EYSP0Gr80eKKWWHkSnNgpO89F1pVU0zhhu6GBx2rRkELD15U78LL_QE8ahERhm9F3OV4WYsVZ58AvVfYZveC-V1BNfVb75A44xgQQyIaEtKlhf7WETY/s1600/Maravilla+8.jpg

Conta-se que a estátua teria sido levada para Constantinopla no século II e acabou destruída por um terremoto no ano de 462. Outra versão, trata que em torno de 462 ou 475 d.C. um incêndio destruiu a estátua de Zeus que chegara até, a ser retratada em moedas da cidade de Olímpia. Meio pelo qual conseguimos hoje ter uma ideia de ela como era.

Interior del Templo de Zeus en Olimpia con la majestuosa estatua crisoelefantina de Zeus. Reconstrucción


Estatua criselefantina de Zeus, Fidias, Templo de Zeus en Olimpia Statue of Zeus at Olympia by Wonders _, via Flickr  (7 Wonders of the Ancient World)

Wonder of the Ancient World: The Grand and Powerful Statue of Zeus

===================================

Mausoléu de Halicarnasso

Situava-se de Halicarnasso, atual cidade de Bodrum, na Turquia), um mausoléu construído por Artemísia que mandou erguer o templo para sepultar seu marido e irmão, o rei Mausolo, rei de Cária, do qual foi derivada a palavra mausoléu.

 As Sete Maravilhas do Mundo Antigo - Mausoléu de Halicarnasso

Artemísia morreu dois anos depois de seu marido, não chegando, portanto, a ver o templo terminado. Para a tarefa ela escolhera o arquiteto Pítis, que construiu a estátua que encimava o templo e mais quatro escultores que ornariam cada um, um lado do templo: Escopas, Briáxis, Leocarés e Timóteo, dando 4 tipos de arquiteturas e estilos de construções diferenciados.

http://seteasete.xpg.uol.com.br/mausoleum_halicarnassus.png

Era descrito como um suntuoso monumento sustentado por 36 colunas, e com quase 50 metros de altura, ocupava uma área superior a 1200 metros quadrados. Acima da base erguia-se uma pirâmide de 24 degraus, e tinha no topo uma carruagem de mármore puxada por quatro cavalos. Dentro, o mausoléu abrigava as estátuas de Mausolo e Artemísia, além de outras obras de arte.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicLIZQd6U4kR675tRqAGL7qnjlLyNvCFEFenXTIGGHYMQgxr1Ah2qDxvh9JwjPG983GReGFMlt8kXmZTQGnPsZVCfaWpw0OFHEeKy6NGKGdVws7eZGsnFavmlC_HcSEY52CYY17EQIwTk/s1600/Mausoleum632.png Mausolem of Halicarnassus: Bodrum, Turkey: Ancient World Wonder

O templo foi destruído no século 15 quando terremotos foram fazendo com que ruísse aos poucos. E em 1494 suas colunas de mármore foram transformadas em argamassa para reforçar o castelo dos Cavaleiros de São João de Malta, em Bodrum.

Mausoleum at Halicarnassus - Old 7 Wonders of the World

===================================

Colosso de Rodes 



Era uma enorme estátua do deus grego Hélios, construída pelo escultor Carés de Lindos no século 3 a.C. para comemorar a desistência dos macedônios em invadir a ilha de Rodes.


Segundo a História, a estátua foi construída para celebrar a retirada das tropas macedônias que tentaram conquistar a ilha lideradas pelo rei Demétrio, e o material utilizado para sua confecção foram justamente as armas abandonadas pelos macedônios no lugar, aproximadamente 70 toneladas de bronze.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr2H69603jilVRQPX926PTblu9YdY01QRNhQwDk4ZrUNVWiwCAgyK4919InyW_ym93NJd_-T8BIT_uaDd5531X4-2Q-pHzY6mb27AfTJS9FzqkrLL0CdIsRxiAOwlk8tasvC8Qu3MQAQLJ/s1600/colossus_of_rhodes_by_pervandr-d4qcdti.jpg

Estima-se que ela maior que a estátua de Zeus em Olímpia, com 33 metros de altura, toda composta de bronze, pedras e ferro. Ninguém sabe ao certo qual era a aparência da estátua, mas algumas histórias contam que ela representaria o deus Helio segurando uma tocha em uma das mãos e que seu rosto teria sido esculpido com base no rosto de Alexandre Magno.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4UFTyi1Q8lcapmsqKSJRTioVgcHLGIJvyYpwJLuCAmSHa5iAtB9yQpW8dNcl0Z7LL1PGgBc2-DFtb7-ZUcgglvL7NPp5WbtDVyUd0EXhHw3Ld0b0hyphenhyphendfsYln1bvWDIZvevtb0QAD-rDA/s1600/Colosso+de+Rodes.jpg http://www4.di.uminho.pt/~jcr/XML/CURSOS/LAD2003/tp1/Maravilhas/kol.jpg

A estátua ficou de pé por apenas 55 anos,Em 225 a.C. um terremoto derrubou a estátua que destruiu várias casas ao cair. Os habitantes da ilha teriam tentado reconstruí-la, mas um oráculo teria aconselhado a deixar como estava, e foi o que fizeram. Então, em 653 d.C. os árabes que invadiram a ilha venderam o colosso como sucata.

The Clossus of Rhodes  Location: Island of Rhodes (Modern Greece)   Built: Between 292 - 280 BC   Function: Commemorate War Victory   Destroyed: 226 BC by an earthquake   Size: Height without 50 foot pedestal was 110 ft. (30m)   Made of: Bronze plates attached to iron framework   Other: Made in the shape of the island's patron god Helios http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/colosso-de-rodes.jpg===================================

MAPA DAS MARAVILHAS

http://www.sjcdslibrary.net/uploads/1/3/4/6/13461099/9269305_orig.jpg 






E AÍ, QUAL É A SUA MARAVILHA PREFERIDA?
 

======================================
 

FONTES DESSA POSTAGEM 
AQUI E AQUI!